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 CLASSE DOMICILIAR DO GACC-RN

O Setor de Pedagogia, amparado na Lei 9394/96 (LDBN) e Lei 8069/90 (ECA), tem como proposta, acolher, socializar e interagir, proporcionando o desenvolvimento intelectual e pedagógico das crianças durante o período de tratamento. Dentre as atividades, este setor trabalha com projetos de inclusão,a musicalidade, permitindo aos assistidos à possibilidade de continuidade educacional e profissional durante o tratamento. As atividades propostas são coordenadas por um profissional Pedagogo e desenvolvidas por professores da rede estadual de educação e voluntários. Em 21/12/2010 foi assinado o 1° Termo de Cooperação Técnica entre a SEEC e o GACC RN, publicado no diário oficial do RN, Edição de 28/12/2010, que estabelece compromisso entre a SEEC/RN, através da Subcoordenadoria de Educação Especial – SUESP/RN, na garantia da Implantação do Programa de Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar .

Este termo consiste no estabelecimento de compromisso entre a SEEC e o GACC, para atendimento educacional no ambiente domiciliar, garantindo o direito à educação pública às crianças hospitalizadas, assegurando-lhe a continuidade do processo de escolarização.

Hoje o setor da pedagogia do GACC conta com quatro professoras para que esse projeto aconteça com excelência e tem obtido resultados positivos.

 

As ações do setor compreendem:

 

  • Planejar atividades pedagógicas com fins educativos para alunos/pacientes assistidos pelo GACC-RN;

  • Realizar o planejamento mensal, semanal e diário de atividades pedagógicas para os alunos/pacientes que pertencem a cidades vizinhas e que se encontram no GACC-RN;

  • Executar diversas atividades para diferentes níveis de aprendizagem, fazendo com que os alunos/pacientes avancem e atinjam a assimilação/acomodação dos conhecimentos trabalhados;

  • Apoiar as escolas de origem dos alunos/ pacientes, auxiliando-os no reforço escolar para que os mesmos, devido ao tratamento, não se atrasem ou abandonem a classe escolar ou mesmo a escola;

  • Enviar cartas às escolas dos alunos/pacientes, informando o apoio pedagógico realizado pelo GACC-RN durante a ausência escolar do aluno;

  • Oferecer aulas contínuas de todas as disciplinas na sala de apoio pedagógico, mesmo para aqueles alunos/pacientes que não se encontram matriculados nas escolas formais e são assistidos pelo GACC-RN;

  • Educar em diversas situações, podendo ser essa educação formal ou não, mas que possa ser associada à própria escolarização ou a própria convivência social;

  • Reintegrar os alunos/pacientes na sociedade, dentro de uma proposta sócio-educacional;

  • Incentivar os assistidos pelo GACC-RN a dar continuidade aos estudos, alertando para os benefícios da escolarização;

  • Ministrar aulas de informática básica, Inglês e Musica como cursos complementares.

  • Iniciar a alfabetização daqueles que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola, incentivando-os assim a gostar e querer continuar seus estudos de forma mais formal;

  • Transmitir valores para formar cidadãos de bem e de princípios;

  • Auxiliar as professoras, orientando-as no que for necessário para o bom andamento da escolarização;

  • Coordenar e executar atividades que sejam vistas como necessárias para a formação do aluno/paciente atendido pelo GACC-RN;

  • Elaborar projetos que tenham a função de educar e entreter para assim fugirmos da rotina e dos transtornos causados pelo tratamento;

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