top of page

NOTÍCIAS

Você sabe o que é o Tumor de Wilms?


O Tumor de Wilms (também conhecido como Nefroblastoma) é um tumor maligno originado no rim. É o tipo de tumor renal mais comum na infância e pode acometer um ou ambos os rins.


Sinais e Sintomas


Esse tipo de tumor pode ser evidenciado apenas como massa palpável no abdome (pode ser observada pelos pais durante o banho ou ao vestir a criança). A massa é firme e muitas vezes grande o suficiente para ser sentida em ambos os lados da barriga. Ela geralmente não é dolorida, mas, em alguns casos, pode causar dor de barriga.


Podem ser apresentados outros sintomas associados, como infecção urinária, sangue na urina, pressão alta e/ou dor abdominal, febre, perda de apetite, náuseas, falta de ar e constipação. Na maior parte das vezes, o estado geral da criança com Tumor de Wilms é bom. Em casos mais graves, podem ocorrer metástases principalmente para o pulmão.


Diagnóstico


Se o seu filho ou parente apresentar algum destes sintomas, consulte o médico imediatamente para que a causa possa ser diagnosticada e, se necessário, iniciado o tratamento.


O diagnóstico é feito por meio de exames de imagem (como ultrassonografia de abdome, radiografia de tórax, tomografia computadorizada de tórax, abdome e pelve, ressonância nuclear magnética de abdome), com ou sem biópsia da massa inicialmente.


Geralmente, o tumor de Wilms se manifesta em crianças com menos de 5 anos de idade, mas, às vezes, em crianças maiores e raramente em adultos. O tumor de Wilms é responsável por cerca de 6% dos cânceres em crianças com menos de 15 anos.



Tratamento


O tratamento deste tipo de tumor é baseado em cirurgia, quimioterapia e/ou radioterapia em alguns casos. Os pacientes com a doença localizada, em geral, têm boa resposta ao tratamento, com alta taxa de cura, alcançando até 90%. Mesmo nos pacientes com doença metastática, a resposta ao tratamento também pode ser bastante boa, mas para isso é fundamental como em outros casos de câncer que exista o diagnóstico precoce da doença.


Veja Também:


Fontes:


Esse Artigo foi útil para você? Deixe aqui a sua opinião e sugestão.

Comments


INCRÍVEL!
Recentes
Sinais do Câncer Infantil
Tags
RSS Feed
bottom of page